(Pergunta) Planejamento especial da civilização (3) Oito: Li Yan: Por que "Cinturão e Estrada" não é de forma alguma novo colonialismo?
Agência de notícias da China, Pequim, 28 de fevereiro: Li Yan: Por que "Cinturão e Estrada" não é de forma alguma novo colonialismo?
Repórter da Agência de Notícias da China Pang Wuji
Para onde irá a ascensão da China?Esse problema atraiu a atenção do mundo.Nos últimos anos, com o movimento leste da economia mundial, a China como o "centro" da cadeia de suprimentos global se tornou uma parte inseparável da globalização.
Como a China se dá bem com o mundo?A porta aberta aberta na China abrirá e maior?Por que a iniciativa "Cinturão e Estrada" proposta pela China não é de forma alguma nova colonialismo?A maioria dessas perguntas pode ser encontrada na história e na cultura.A coluna das "Perguntas para o Leste e Oeste" da China, “Perguntas Leste e Oeste”, recentemente entrevistou Li, professor da Escola de Gestão Política e Pública da Universidade de Ciência e Direito Política da China, e tentou decodificar o elemento "aberto" da civilização chinesa gene.
O registro da entrevista é o seguinte:
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Li Yan: De fato, a civilização chinesa sempre foi muito aberta.Em termos de sentido geográfico, deve haver "China" com "leste -oeste, norte e sul", de modo que o nome do país chinês e o símbolo cultural mais importante "Zhong" assumem que estamos com outros. Essence
Além dos conceitos geográficos, a palavra "chinesa" é usada como um símbolo cultural e também integra a natureza humana e a civilização chinesa "como ver as pessoas".Por exemplo, "a média dourada" disse: "O humor e a tristeza não foram divulgados".
Além disso, a raiz cultural da China está enterrada em muitas imagens abertas.Por exemplo, quando Confúcio viajou para o país, ele conhecia a existência de bárbaros e disse a todos: "Não, não, não, não sólido, não seja eu", isto é, nós não existimos sozinho por nós mesmos.
Mais de 2000 anos atrás, os genes culturais abertos foram profundamente plantados na raiz da civilização chinesa.Por exemplo, os analetos de Confúcio diz que "as três pessoas devem ter meu professor", que é uma atitude tão aberta que aprende com os outros.
A maioria dos sábios culturais após Confúcio herdou esses genes.Por exemplo, "registros históricos" descreve o mundo circundante da cultura das planícies centrais, como Coréia do Norte, Dawan e Dongyue em um passe.Desde então, "Vinte -Four History" cobre um mundo mais amplo.Isso mostra que os livros de história ortodoxos da China não estão apenas escritos nas planícies centrais, mas incorporar as regiões em geral no campo da visão e permanecer como uma tradição.Portanto, a abertura é muito rica em cultura chinesa.
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Por exemplo, os gregos deixaram uma racionalidade e os romanos deixaram as repúblicas.
Algumas civilizações parecem desaparecer, mas sua essência foi fundida por outra civilização.Na longa história, todos os tipos de civilizações se herdam e se misturam.
A própria civilização chinesa reúne as excelentes realizações de outras civilizações.Nesse sentido, a continuidade da civilização chinesa não é apenas suas próprias conquistas, mas também o resultado de abertura e tolerância e prazer ativo.
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Li Yan: Aproximadamente falando, dos três estágios de Zhou Qinzhi, a mudança das dinastias Han e Tang e a mudança das dinastias Ming e Qing, podemos ver como a civilização chinesa aberta é atualizada passo a passo.
Uma mudança: a princípio, a civilização chinesa estava concentrada nas planícies centrais de som, mas na unificação do Qin, os elementos que eram originalmente heterogêneos da cultura da Central Plains foram fundidos e entrou.
No layout da dinastia Zhou, além das planícies centrais, o estado de Qi do Oriente formou uma cultura comercial marinha, e o reino de Qin no Ocidente forma um estilo de artes marciais. cultura.Em Zhou Qin, essas culturas foram a primeira classe.
Duas mudanças: esse tipo de abertura e integração às dinastias SUI e Tang se expandem ainda mais.O Xiongnu, Xianbei, Cong, 氐 e Qiang, todos remetidos na civilização chinesa, e a vida mista no norte e sul também atingiu um novo pico. diferente.
Três mudanças: pelas dinastias Ming e Qing, formaram geograficamente uma paisagem chinesa semelhante aos grandes galos que as pessoas agora estão familiarizadas.Além das costas da Mongol e Han Tibetan, mais grupos étnicos estão incluídos nele.
Pode -se observar que todo grupo étnico, todos os fatores heterogêneos chamados, quando estamos abertos a Yue NA e alcançamos um reconhecimento estável e mutuamente benéfico e comum, a civilização chinesa se expandiu e atualizou.Esse processo continua a se repetir, e a civilização chinesa se tornou hongfu e graça.
Repórter da Agência de Notícias da China: Antes de meios de transporte modernos, a China tinha a Rota da Seda.Em 2013, a China propôs a iniciativa "Belt and Road".
Li Yan: A antiga estrada de seda não conseguia simplesmente entendê -la como um comércio de caminhos.É um complexo com vários conteúdos, como comércio, política, religião e militar.Não é apenas uma maneira, mas também um "mundo".
A proposta da iniciativa "Cinturão e Estrada" mostra que a China não apenas tem a capacidade, mas também de criar um novo "mundo", que é um resultado inevitável do auto -melhoramento da civilização chinesa.Se algum país grande quiser se desenvolver, deve estar "saindo".Na nova era, a iniciativa "Belt and Road" é uma das como a China Going Global.
Não é apenas o processo de encontrar oportunidades e parceiros de negócios, mas também mais importante, a evolução da civilização chinesa na nova era. jogos de bob esponja poki
Repórter da Agência de Notícias da China: Por que da perspectiva dos genes culturais, o "cinto e estrada" não é de forma alguma novo colonialismo?
Li Yan: Esse tipo de "Going Global" na China não será "colonialismo".Por um lado, isso está relacionado aos nossos genes culturais.Se foram os ensinamentos de Confúcio ou o Império Chinês, nunca houve um novo local e saquear recursos em um método colonialista.E nos tempos modernos, a China foi intimidada, entendendo essa dor e não intimidará os outros dessa maneira.
Por outro lado, a China realmente tem algum tipo de "defeito".A China não tem experiência e técnicas de regra colonial.
Jogos coloniais têm suas regras e condições específicas.Primeiro de tudo, politicamente, a nação -o Estado é o psicográfico, e é baseado no estado da nação, e é o psicosofone das forças permanentes, impostos burocráticos e uma série de "máquinas duras" nacionais.
Segundo, a expansão global do capitalismo é uma motivação importante.
Terceiro, são necessários o país principal, o local de suprimento das matérias -primas e o dumping das mercadorias no processo de produção.
Essas condições não estão disponíveis nos tempos modernos.Portanto, a China não foi contaminada com alguns erros e até coisas más.
Repórter da Agência de Notícias da China: A China experimentou o retiro do país durante as dinastias Ming e Qing.Como a civilização chinesa aprende esta lição?
Li Yan: De acordo com o entendimento do mundo moderno, geralmente se pensa nas restrições na escala econômica causada pelo retiro.Adam Smith disse no início da "riqueza nacional". .
Se a terra estiver na prisão e a escala for limitada, a competitividade econômica de um país é naturalmente pior que um sistema aberto e, mais cedo ou mais tarde, será superado.
Outro aspecto importante é que o fechamento causará oclusão psicológica, imaginação e falta de conhecimento, levando a ninguém nos olhos e auto -uso.
O Sr. Mao Haijian escreveu que o Imperador Light perdeu para os britânicos na guerra do ópio e assinou o Tratado de Nanjing Chinês e Britânico em "O Crane das Dinastias".
Não sei quem o oponente está na guerra.
Portanto, desde o fechamento, as pessoas sem fim que surgiram também estão recuperando o estado de abertura, diversificação e tolerância.Por exemplo: a escrita de Wei Yuan "The State of the State" começa com "as habilidades de Shi Yi para fazer Yi".
Repórter da Agência de Notícias da China: Desde a terceira sessão plenária do décimo primeiro Comitê Central Chinês do Partido Comunista da China, a economia e a sociedade da China se desenvolveram rapidamente na reforma e na abertura. Abrindo na cultura chinesa e no povo chinês?
Li Yan: Obviamente, pode -se dizer que a abertura desses mais de 40 anos é a maior escala e a abertura mais profunda que nunca esteve na história chinesa.
Muitas abertura na história são ignorantes e passivas, e a abertura e a abertura de 40 anos de reforma tem sido muito consciente desde o início.Todo mundo entende, toque, percebe e abraça a abertura em sua própria prática de vida.
Após mais de 40 anos de abertura, "a China é o mundo no mundo, e o mundo é um mundo da China".Agora temos a mesma tristeza que o mundo e ressoamos com a mesma frequência.Por exemplo: quando o jogador de basquete Kobe morreu inesperadamente no ano anterior, os fãs chineses ficaram tristes;
Portanto, a abertura dos chineses é um estado de hábito de ser natural, e não precisa retratar a filosofia de alta eposição ou a ciência política da teoria.A julgar pelo longo ciclo de desenvolvimento histórico, como uma nação com abertura como um gene civilizado, uma vez que essa porta for aberta, ela não será fechada.(sobre) jogos de bob esponja poki
Introdução ao entrevistado:
Li Yan, professor e supervisor de doutorado da Universidade de Ciência e Direito Política da China, autor de "História Ocidental", "História Romana", "Na Idade Média Ocidental do Ocidente" e assim por diante.
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