loteria popular
[Repórter do Global Times Bai Yunyi Global Times Special Piece Reporter Zheng Qi] Palavras do editor: Em 2019, o mundo parece um pouco turbulento.A Síria não existe, a situação na Península Coreana é desconhecida, e a escala de protestos na América Latina e na Índia é surpreendente.Quanto à China, a invasão da "tempestade de reparo" de Hong Kong destaca a preciosidade do desenvolvimento estável do continente, e a resistência do rápido desenvolvimento da economia da China sob o batismo da guerra comercial faz com que a inveja do mundo exterior.Da nossa própria perspectiva, o que os chineses comuns sentem e entendem?Como eles pensam no ambiente internacional do desenvolvimento da China?Quais são as expectativas para o futuro?O Global Public Opinion Center, no Global Times, realizou pesquisas anuais de opinião pública sobre o título de "Povo Chinês Assista ao Mundo".A pesquisa mostra que o povo chinês está otimista sobre o ambiente de desenvolvimento futuro da China.
Relações bilaterais
As relações sino -us são as mais importantes
As relações sino -russas estão mais próximas loteria popular
O Centro de Opinião Pública global usa principalmente um questionário on -line para preencher o questionário on -line para realizar pesquisas de amostragem aleatória
Como os 13 anos antes, as "relações sino -americanas" continuaram a ser classificadas mais influentes nas mentes dos entrevistados nas mentes da China, que foi o mais impacto na China, e a taxa foi de 82,1%. , que mencionou que a proporção era muito menor que a primeira;
Nas relações chinesas, os entrevistados acreditam que a importância das "relações sino -russas" excede em muito "relações sino -japonesas".74,8%dos entrevistados acreditam que as "relações sino -russas" são as mais importantes nas relações entre a China e os países vizinhos.Comparado aos dados anteriores, descobrirá -lo que desde 2013, a importância das relações sino -russas continuou a aumentar significativamente e, em 2019, atingiu seu valor mais alto histórico (74,8%).As relações sino -japonesas ficam em segundo lugar, com uma taxa de aumento de 39,8%.Desde 2009, as relações sino -japonesas não se tornaram mais as relações periféricas mais importantes no coração dos entrevistados.Nos últimos 7 anos, a importância das "relações sino -japonesas" caiu abaixo de 40 %.
"Esses dois conjuntos de dados refletem as oportunidades e desafios objetivos do ambiente externo da China e as mudanças na cognição internacional de nossos nacionais". As relações há muito ocuparam o topo da lista há muito tempo, o que explica plenamente que explica plenamente se gosta ou ódio, os Estados Unidos são a variável externa mais crítica que a China pode alcançar um aumento pacífico."Na história da República de 70 anos, todas as grandes mudanças nas relações sino -americanas também afetaram duas situações gerais de desenvolvimento doméstico e internacional na China. Portanto, os cidadãos chineses sempre colocaram em posições importantes em sua cognição".
Yang Xiyu disse que o contraste entre as relações sino -russas e as relações sino -japonesas mostra o aumento do status da Rússia na geopolítica internacional, e também mostra que o sucesso da cooperação estratégica da China -Rússia terá um impacto vital no ambiente circundante da China.Embora o atual comércio da China -Japão e o povo tenham superado em muito a China e a Rússia, as relações gerais de japoneses se tornaram gradualmente frias e as trocas da China -Rússia mais tarde viverem.
Segundo a pesquisa, a importância de "a relação entre a China e os países do sudeste asiático" atingiu um recorde alto este ano, com uma taxa de menção de 23,5%, em terceiro lugar nas relações periféricas chinesas.Os dados históricos mostram que o relacionamento entre os países da China e do Sudeste Asiático se desenvolveu a partir de 2007, mas em 2010, o "mergulho" ocorreu e depois melhorou. .No entanto, de 2017 até o presente, a proporção de relações entre a China e os países do sudeste asiático continuou a aumentar.
DI Fan, vice -reitor da Escola de Relações Internacionais da Universidade de Jinan, disse ao The Global Times Reporter que o relacionamento entre a China e o Sudeste Asiático este ano tem aumentado constantemente. "As negociações do (RCEP) também fizeram um grande progresso."Os Estados Unidos não investiram e prestaram muita atenção à região do Sudeste Asiático no ano passado. Esse é um importante fatores externos para a situação relativamente estável no Mar da China Meridional".
Outro tópico interessante é: o ambiente circundante na China é propício ao desenvolvimento pacífico da China?Em relação a esse problema, 41,9%dos entrevistados acreditavam que "favoráveis", 41,3%consideraram "desfavorável" e a proporção dos dois era muito próxima.Comparado com os resultados da pesquisa de 2018, a proporção de entrevistados que escolheram "benéficos" diminuiu em 5,6 pontos percentuais, e o "desfavorável" aumentou 11,7 pontos percentuais.Além disso, 80%(80,0%) os entrevistados estão mais otimistas sobre o ambiente internacional onde a China está no futuro: 11,8%escolhem "Ficando cada vez melhor" (diminuído em 13,3 pontos percentuais em comparação com o ano passado), 68,1%acreditam que " Será obtido em geral, melhorará, mas o atrito será muito "(um aumento de 3,4 pontos percentuais em relação ao ano passado).
"O ambiente circundante deste ano na China é estável e controlável. Embora alguns países importantes fora do território desejam provocar a situação, as diferenças gerais são controladas". Global Times Reporter.
Jogo sino -us
O mais preocupado com "Huawei, 5G"
A maioria odeia a mídia americana
Como no ano passado, o "jogo Sino -Us" ainda é o foco da atenção do povo chinês nas notícias globais.Comparado a 2018, a importância das relações sino -americanas em 2019 aumentou no coração dos entrevistados e a taxa aumentou 18,6 pontos percentuais.E ao responder "quais eventos você foi relacionado aos Estados Unidos no ano passado", 80 % dos entrevistados escolheram "os Estados Unidos adotaram vários meios para suprimir a tecnologia Huawei e 5G", e "NBA Rockets General Gerente Mo Lei está em Hong Kong, a renda da "Câmara dos Deputados dos EUA pela Câmara dos Deputados aprovou os" direitos humanos de Hong Kong e atos democráticos "da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, seguidos por mais de 6 e meio. No início de outubro, foi realizada a 13ª rodada de consulta econômica e comercial em Washington.
Li Haidong, professor do Instituto de Relações Internacionais da Escola de Relações Exteriores, interpretado em uma entrevista com um repórter do Global Times que Huawei e 5G classificaram em primeiro lugar, indicando que todos geralmente cientes de que o núcleo e a chave do Sino -us -us A concorrência é a tecnologia.A ciência e a tecnologia não apenas afetam diretamente a tendência dos movimentos nacionais dos dois países, mas também uma questão abrangente, que contém a cor de reformular a estrutura econômica.O incidente da NBA mostra que existem diferenças significativas nos valores centrais da sociedade chinesa e americana.
Para Zhao Suisheng, professor da Escola de Relações Internacionais da Universidade de Denver, era esperado o resultado desta pesquisa.Ele disse ao The Global Times Reporter que os eventos nas opções expostos às mídias sociais chinesas, e muitas delas estavam relacionadas ao povo chinês.Ele acredita que, com o desenvolvimento da força nacional da China, o povo chinês mudou a mentalidade dos Estados Unidos.Em geral, em comparação com o passado, a sensibilidade do povo chinês está ficando mais forte e mais baixo nos incidentes relacionados ao exterior, envolvendo interesses nacionais e emoções nacionais, e a tolerância está ficando cada vez mais baixa.
O repórter "Global Times" notou que, ao responder à pergunta de "se os Estados Unidos estão restringindo o desenvolvimento da China", 86,6%dos entrevistados responderam aos Estados Unidos "comportamento óbvio de restrição" e acreditava que o Ocidente "intencionava, mas não havia óbvio óbvio Primeiro, mas não havia óbvio.Para o futuro das relações sino -americanas, quase 60%dos entrevistados acreditam que serão "reviravoltas" -56,7%dos entrevistados acreditam que as relações sino -americanas serão "encenadas, boas e ruins e flutuam". Os entrevistados acreditam que o relacionamento entre os dois países diminuiu gradualmente e o geral é estável.A proporção de atitudes negativas em relação às relações sino -americanas no futuro é de quase 30 %.
Além disso, perguntando "que medidas você deve tomar nos antecedentes das relações sino -americanas, quase 70%(66,5%) entrevistados acreditam que" o governo chinês deve participar ativamente das negociações e controlar o impacto da guerra comercial no país para o país.A proporção de entrevistados que acreditam que "o governo chinês não deve fazer concessões com os Estados Unidos" é de 30,2%;
Zhao Suisheng disse que o resultado desta pesquisa reflete que o povo chinês espera que a China e os Estados Unidos tenham mais cooperação e esperam desenvolver o relacionamento entre os dois países sem problemas.No entanto, as opiniões dos entrevistados sobre o futuro - atrito em fases, bons tempos e ruins, e as flutuações são grandes " do atrito da beleza é a divergência do nível de política. A ascensão da China.Em vista dos vários "amortecedores" entre os dois países, ele acredita que as relações sino -americanas avançarão em direção a "declínio em espiral", e a primeira fase da China -o acordo econômico e comercial apenas interromperá temporariamente o declínio.Ele acredita que as futuras relações sino -americanas são cada vez mais definidas por contradições competitivas e tenderão a "paz fria", embora "paz fria" não seja a direção certa.
"As relações sino -americanas entraram em um novo estágio de surto intensivo da coordenação estreita e do estado muito estável dos primeiros dez anos do século XXI. A preocupação e as preocupações do relacionamento foram significativamente melhoradas.No entanto, da perspectiva profissional das relações internacionais, 2020 é o ano das eleições dos Estados Unidos.
A pesquisa também mostrou que o aborrecimento dos entrevistados da mídia americana era bastante alto, atingindo 70,8%, e a proporção de ódio "governo dos EUA" e "Exército dos EUA" foi de 52,0%e 49,3%, mas a maioria dos entrevistados usou o "povo americano "Para o" povo americano "".Zhao Suisheng explicou que a mídia americana se tornou cada vez mais negativa na China nos últimos anos, não apenas para a China, mas também para os Estados Unidos.O método de liberdade de imprensa e relatório de "cães que morde as pessoas sem relatar, as pessoas mordem os cães a serem relatados" fazia com que o povo chinês se sentisse irritante.Ele acredita que, no ano passado, no processo de declínio nas relações sino -americanas, a mídia americana desempenhou um papel negativo e vergonhoso.
Regra chinesa
A imagem internacional está ficando cada vez melhor
A mentalidade do povo é mais racional loteria popular
Na pesquisa, quase 70%(69,7%) entrevistados acreditavam que a imagem internacional da China nos últimos anos "melhorou" e 12,3%dos entrevistados disseram que "pior" e a proporção de "manutenção permanecem inalteradas" foi de 8,6%.Quanto ao que importa, a imagem internacional está danificada, e a "corrupção e corrupção de alguns funcionários" tem uma taxa relativamente alta de menção, com uma proporção de 27,9%, seguida de "cooperação econômica, sem cumprir as regras da competição e interrupção da ordem comercial "e a taxa de mencionar a taxa é de 22,2%.
O professor Zhang Yiwu, da Universidade de Pequim, disse a um repórter do The Global Times que o sentimento e a situação objetiva do público chinês têm um certo grau de consistência, o que mostra que o desenvolvimento da China recebeu melhores avaliações em países e economias emergentes ao longo do “cinto e estrada ”Embora nos últimos anos haja alguns atritos com os países ocidentais, produzindo alguns sons negativos, mas a imagem internacional geral da China é positiva.
Na questão da "teoria das ameaças da China", quase 80%dos entrevistados acreditam que devem adotar diferentes graus de refutação, refutação ou explicação: 47,1%dos entrevistados concordaram em "distinguir o conteúdo das acusações, tratá -las ou dar à vontade eles para a "explicação" aumentaram 2,3 pontos percentuais em relação ao ano passado;Acredita -se que a proporção de "é alterada e não há como aumentar" 7,4%, uma diminuição de 5,8 pontos percentuais em relação a 2018; loteria popular
"Isso reflete a mentalidade cada vez mais racional e pacífica da visão do povo chinês sobre a opinião pública internacional. Essa é uma tendência positiva: por um lado, devemos resolutamente lutar por rumores maliciosos e maliciosos; no significado do significado, podemos aceitar seletivamente referência ou faça uma explicação racional. loteria popular
Vale a pena mencionar que, ao investigar "qual país você mais gosta", 58,5%dos entrevistados escolheram "China", um aumento de 18,6 pontos percentuais em comparação com o ano passado. países.O segundo é a Rússia e a Itália, apenas 4,7%;Entre os países estrangeiros que querem ir, o Japão e a Suíça estão entre os dois primeiros.Comparados com o ano passado, os entrevistados que desejam ir ao Canadá têm um grande declínio, de 7,1%a 1,1%.
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com